top of page
Um ritual poético entre corpo, natureza e ancestralidade. A artista, pesquisadora e docente Lyz Vedra apresenta em maio a circulação do projeto “Enunciação de Uma Transplanta” , performance solo que propõe o cuidado pelas ervas como enfrentamento à narrativa de que as pessoas trans estão condenadas à violência. A circulação, gratuita e acessível, ocorrerá em Fortaleza, Maracanaú e Sobral, aberta ao público.
A performance cria um ambiente ritualístico para que o artista apresente, através do próprio corpo, um conjunto de gestos que reafirmam o cuidar como forma de fortalecimento. A obra transborda os limites da representação e atua como um gesto coletivo de afeto, escuta e resistência, centrando a presença de um corpo travesti negro e nordestino em contato profundo com a natureza.

A circulação tem como objetivo ampliar o acesso à arte contemporânea produzida por artistas dissidentes e criar espaços de frutificação estética, acolhimento e cura para corpos frequentemente excluídos dos circuitos institucionais e dos espaços de cuidado. O projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos provenientes da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
”Uma performance enuncia que, nós pessoas trans, não estamos condenados a contextos de violência, como a situação de rua e a prostituição. A minha performance construiu uma narrativa diferente daquela divulgada pelos programas policiaisescos”, afirma a artista Lyz Vedra.

Lyz Vedra é artista, pesquisadora e professora natural de Maracanaú (CE), com trajetória marcada por uma atuação transversal entre dança, performance, artes visuais e audiovisual. É mestra em Artes e graduada em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca-se por trabalhos como a exposição individual “Escuta Sensível das Plantas”, que circulou por diversos espaços culturais do estado, incluindo o Centro Cultural Bom Jardim, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Centro Cultural do Cariri.
A performance é um convite à sensibilização coletiva, ao resgate de práticas ancestrais e à micropolítica do cuidado com a natureza e com as outras existências. Lyz propõe uma prática, na qual pessoas trans e travestis encontram nas ervas e nos afetos um caminho para continuarem vivas.
SERVIÇO:
Agenda da circulação — maio/2025
14/05, às 10hBosque do Centro de Humanidades 1 da UFC , em parceria com o Locus (Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental), Fortaleza
20/05, às 17h30Praça da Estação , Maracanaú
21/05, às 10hSala CS 104 do Instituto de Cultura e Arte (ICA) – Disciplina Gênero, Sexualidade e Cultura das Graduações em Dança da UFC, Fortaleza
22/05, às 10hSala DS 221 do Instituto de Cultura e Arte (ICA) – Disciplina Seminário de Pesquisa em Artes do Programa de Pós-graduação em Artes da UFC, Fortaleza
24/05, às 14h30Jardim interno do Centro Cultural Casa do Barão de Camocim , Fortaleza
30/05, às 19hCasa da Cultura de Sobral , Sobral
bottom of page
